Evolução do Conceito de Segurança em Operações Aeroportuárias

Índice

Antes de mais nada, defina o que significa segurança em operações de paraquedismo para você. Segurança é zero acidentes? Ausência total de perigos e riscos? Cumprir regulamentos?

Atualmente a ICAO (International Civil Aviation Organization) define segurança como:

“Safety. The state in which the possibility of harm to persons or of property damage is reduced to, and maintained at or below, an acceptable level through a continuing process of hazard identification and safety risk management.”

O Decea utiliza a mesma definição, em português:

“Segurança Operacional é o estado em que o risco de lesões às pessoas ou danos aos bens se reduzem e se mantém em um nível aceitável, ou abaixo deste, por meio de um processo contínuo de identificação de perigos e gestão de riscos.“

Assim sendo, temos que olhar a segurança de operações sob uma perspectiva realista. A eliminação de todos os acidentes (e incidentes) é impossível. As falhas seguirão ocorrendo apesar dos esforços, pois não há sistema humano livre de riscos e erros. Os riscos passam a ser aceitáveis dentro de um sistema implicitamente seguro, desde que sejam gerenciadas e estejam sob controle. Então a chave para melhorar a segurança é gerir perigos.

Vejamos a evolução do pensamento em matéria de segurança no quadro abaixo.

No começo da historia da aviação, os fatores técnicos eram responsáveis pela maior parte dos acidentes. Com a maturidade do setor, os equipamentos ficaram mais confiáveis, mas ao mesmo tempo mais complexos, e observou-se que os erros migraram para causas humanas. As empresas naturalmente migraram seus esforços também para combater estes erros, e aprimorou-se treinamentos aos agentes envolvidos nas operações. Regras trabalhistas passaram a ficar cada vez mais rígidas, e os equipamentos inteligentes.

Hoje em dia, a maior parte dos acidentes tem suas causas em fatores organizacionais. Mas afinal, o que é isso? Fatores organizacionais podem ser definidos como decisões gerenciais e processos organizacionais. Quando falamos de uma área de salto, isso equivale a hábitos de praticas inseguras, onde os atletas, instrutores, donos de escola e de avião se omitem, não reforçando uma atitude positiva em relação a segurança, e permitem ações imprudentes e inseguras. Também falamos de processos não definidos de embarque, padrão de navegação confuso, falta de habito de comunicação entre os paraquedistas e piloto, etc.

Agora que você sabe o que é segurança de operações, o que você pode fazer para ajudar a segurança de todos?

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest

Comentários

Gostou? Deixe seu comentário ou dúvida que nós responderemos.

Falar Agora
💬 Consulte Promoção Relâmpago
Escanear o código
Olá 👋
Podemos te ajudar?