Centro Nacional de Paraquedismo, Boituva - São Paulo
(11) 98111-2233

Evolução do Conceito de Segurança em Operações Aeroportuárias

Antes de mais nada, defina o que significa segurança em operações de paraquedismo para você. Segurança é zero acidentes? Ausência total de perigos e riscos? Cumprir regulamentos?

Atualmente a ICAO (International Civil Aviation Organization) define segurança como:

Safety. The state in which the possibility of harm to persons or of property damage is reduced to, and maintained at or below, an acceptable level through a continuing process of hazard identification and safety risk management.” (Doc. 9859, pag. 2-2)

O Decea utiliza a mesma definição, em português:

Segurança Operacional é o estado em que o risco de lesões às pessoas ou danos aos bens se reduzem e se mantém em um nível aceitável, ou abaixo deste, por meio de um processo contínuo de identificação de perigos e gestão de riscos.“

Assim sendo, temos que olhar a segurança de operações sob uma perspectiva realista. A eliminação de todos os acidentes (e incidentes) é impossível. As falhas seguirão ocorrendo apesar dos esforços, pois não há sistema humano livre de riscos e erros. Os riscos passam a ser aceitáveis dentro de um sistema implicitamente seguro, desde que sejam gerenciadas e estejam sob controle. Então a chave para melhorar a segurança é gerir perigos.

Vejamos a evolução do pensamento em matéria de segurança no quadro abaixo.

Evolução do Conceito de Segurança Aeroportuária

 

No começo da historia da aviação, os fatores técnicos eram responsáveis pela maior parte dos acidentes. Com a maturidade do setor, os equipamentos ficaram mais confiáveis, mas ao mesmo tempo mais complexos, e observou-se que os erros migraram para causas humanas. As empresas naturalmente migraram seus esforços também para combater estes erros, e aprimorou-se treinamentos aos agentes envolvidos nas operações. Regras trabalhistas passaram a ficar cada vez mais rígidas, e os equipamentos inteligentes.

Hoje em dia, a maior parte dos acidentes tem suas causas em fatores organizacionais. Mas afinal, o que é isso? Fatores organizacionais podem ser definidos como decisões gerenciais e processos organizacionais. Quando falamos de uma área de salto, isso equivale a hábitos de praticas inseguras, onde os atletas, instrutores, donos de escola e de avião se omitem, não reforçando uma atitude positiva em relação a segurança, e permitem ações imprudentes e inseguras. Também falamos de processos não definidos de embarque, padrão de navegação confuso, falta de habito de comunicação entre os paraquedistas e piloto, etc.

Agora que você sabe o que é segurança de operações, o que você pode fazer para ajudar a segurança de todos?

Deixar um comentário