Centro Nacional de Paraquedismo, Boituva - São Paulo
(11) 98111-2233

Freefly e Desloc

O Freefly é uma modalidade que conta com algumas posições principais. As posições são: de barriga, de costas, sentado e de ponta cabeça. Ela é possível de ser feita tanto se movendo, se deslocando ou apenas parado caindo, podendo fazer várias manobras diferentes. O voo é um voo mais rápido, diferente do big way, por exemplo, que é um voo de barriga e mais lento.

No freefly é possível participar de competições. A equipe recebe a pontuação conforme as dificuldades, performance e plasticidade dos movimentos. Na competição são realizados dois tipos de salto. O da rotina livre, em que a equipe cria o salto, e o compulsório onde as manobras são sorteadas. Participam dos campeonatos três paraquedistas (dois flyers e um cameraman). Então antes da competição ocorre o briefing das manobras e a movimentação do cameraman, para que dessa forma encontrem o melhor jeito de agradar aos juízes.

Confira algumas imagens dos treinos Freefly dos atletas da SkyRadical.

Desloc

O Desloc envolve o freefly em movimento, utilizando o ângulo para se mover com o vento, tudo que. Nele, além de acelerar para baixo, acelera horizontalmente, com a ideia de sempre acelerar o mais rápido e esticado possível. Frequentemente acontece de os atletas saltarem a 1 milha fora da área de pouso, para que o atleta se desloque e chegue na área.

Atletas Sky Radics fazendo desloc

Quando o atleta se inicia no desloc, começa a quebrar um pouco mais o quadril, mudar a forma como usa a perna, cavar mais a cabeça. Quando o atleta só traqueia ele voa horizontalmente, porém quando ele começa a colocar a cabeça e quebrar a cintura deita mais e fica mais angulado, fazendo o atleta cair mais rápido. Após treinar e se aperfeiçoar nesse ângulo, o atleta começa aprender curvas, acelerar, frear, trocar de posições. Começa também a voar com mais pessoas, com todos trocando de ângulo.

Confira algumas imagens de treinos Desloc que aconteceram na SkyRadical.

*Matéria realizada em parceria com o paraquedista Felipe Assis.

Posts Relacionados

Deixar um comentário