Anteriormente já fizemos uma matéria sobre algumas modalidades do paraquedismo. Hoje viemos contar um pouco mais da modalidade Big Way.
O Big Way é um conjunto de pessoas voando juntas com o objetivo de formar figuras. O requisito para um paraquedista começar a participar da modalidade é ser pelo menos categoria B. O ideal seria o atleta participar do programa BBF e túnel de vento para moldar o voo. Contudo isso não é um requisito.
Os saltos são bem pensados, se iniciando no briefing de segurança que dura por volta de 30 minutos. O treino é marcados na escola por volta das 8 da manhã. Onde são repassados todos os pontos principais sobre segurança dentro e fora da aeronave, durante o salto, a navegação e o pouso.
Confira o passo a passo do briefing:
ANTES DO EMBARQUE
Cuidados a serem tomados, como é a realização do embarque para se posicionar dentro da aeronave de uma forma que facilite o salto do grupo.
DURANTE A DECOLAGEM
Mentalização do salto desde a posição na porta para a saída, fazer o check de equipamento do amigos a sua frente, e a preparação para o salto.
DURANTE O SALTO
Como se deve realizar a aproximação até o slot da formação, quais técnicas devem ser utilizadas (quadrante, radical, stadium). Como se comportar de forma segura, caso ficar para baixo da formação conseguir voltar ao nível de forma segura.
CHEGANDO NA ALTURA DA SEPARAÇÃO
Como fazer o track e quais as medidas de segurança durante a separação, até a abertura do paraquedas, navegação e pouso.
APÓS O POUSO
Os atletas do grupo se reúnem com o instrutor que está comandando a formação para assistir o vídeo do salto, e assim avaliar como pode ser melhorado.
Confira o vídeo do último treino de saltos Big Way que tivemos na SkyRadical:
*Matéria realizada em parceria com o atleta Israel Moraes e a instrutora Aninha Pulgaci.