Centro Nacional de Paraquedismo, Boituva - São Paulo
(11) 98111-2233

Lucro vs Segurança

Qual o objetivo primordial de uma organização comercial? Qualquer um responderia que é o lucro, afinal ninguém trabalha de graça.

A ICAO (International Civil Aviation Organization) utiliza o conceito de SMS (Safety Management System – Sistema de Gerenciamento de Segurança) para falar sobre custo e segurança de operações. Vejamos este conceito por partes:

Safety – Um estado no qual o risco de lesão às pessoas ou danos à propriedade é reduzido a, ou mantido abaixo de, um nível aceitável por meio de um processo continuo de identificação dos perigos e gerenciamento do risco.

Management – Alocação de recursos.

System – Um conjunto organizado de processos e procedimentos.

Então, para alcançar os objetivos empresarias, a administração deve decidir onde alocar recursos, buscando o equilíbrio entre valor investido e retorno desejado. Isso gera um dilema gerencial:

Dilema Gerencial no Paraquedismo
(ICAO – Doc. 9859 – Pg. 3-3 – Figure3-1B)

 

Muito dinheiro gasto em proteção leva a organização à falência, pois ela não será mais rentável. Todavia, o outro extremo, a falta de investimento proteção e o aumento da produção, deixa a organização mais suscetível à acidentes, o que pode ser mais custoso do que o valor inicial para preveni-los. Utiliza-se o conceito ALARP (as low as reasonably practicable – ICAO Doc. 9859 – Pg.5-2) para definir este equilíbrio entre o praticável e a segurança.

Para nós, atletas e instrutores, a realidade é que a vaga fica mais cara. Todavia, se pensarmos que isso pode evitar um acidente, os valores ficam aceitáveis. A ICAO propõe um gráfico onde ilustra a área de segurança operacional aeronáutica.

Lucro vs Segurança no Paraquedismo(ICAO – Doc. 9859 – Pg. 3-7 – Figure3-3)

 

Mas como saber se os valores estão sendo devidamente alocados em segurança e como garantir que os sistemas são eficientes? O DECEA propõe uma estrutura para garantir a eficiência do sistema:

Supervisão da segurança – É a supervisão com relação ao SGSO dos exploradores / provedores de serviços.

Garantia da segurança – É a operacionalização do sistema de gerenciamento de segurança pelos exploradores/provedores de serviços, com relação ao monitoramento e à medição do desempenho da segurança.

Auditoria de segurança – É a fiscalização normativa com relação ao programa de segurança e os exploradores/provedores de serviços com relação ao SGSO.
Assim, cabe aos agentes envolvidos com a operação e às entidades que normatizam o esporte no país garantirem a segurança das operações, em conjunto. Cada um faz sua parte. Como atleta, faça sua parte, garanta que o seu salto aconteça com segurança.

Deixar um comentário