Centro Nacional de Paraquedismo, Boituva - São Paulo
(11) 98111-2233

Modalidades de Saltos

O paraquedismo vem ganhando cada vez mais adeptos, as diversas modalidades de salto existentes tem testemunhado essa evolução. Portanto vamos conhecer algumas dessas modalidades, suas manobras e especificações.

SALTO DUPLO

Indicado para quem deseja conhecer ou se iniciar no esporte, o aluno salta conectado a um instrutor profissional, que executará os procedimentos e manobras necessárias para o passageiro apenas curtir o voo.

Salto duplo na SkyRadical
POUSO DE PRECISÃO

Essa é uma das modalidades de salto mais antiga do paraquedismo, praticada com o velame (de tecido e linhas do paraquedas) aberto. O objetivo é atingir uma “mosca” no centro de um alvo determinado com 2,5 cm de raio.

TRABALHO RELATIVO DE VELAMES (TRV)

Executada com o paraquedas acionado, dois ou mais atletas realizam manobras para formar coreografia e figuras com os velames, proporcionando um espetáculo para quem assiste no chão.

BIG-WAYS (GRANDES FORMAÇÕES)

Salto de trabalho relativo realizado com uma grande quantidade de paraquedistas participantes. A finalidade deste salto é formar uma figura com os paraquedistas “gripados” entre si, e pode envolver evolução da figura, trocando paraquedistas de lugar (fazendo pontos). O recorde atual é um 246-way, realizado em Skydive Chicago, em 1998.

FREESTYLE

Salto executado por duas pessoas que realizam manobras no ar, como giros e posições que se assemelham a ginastica artística. A modalidade que é comparada a um balé aéreo, exige muito treinamento e conhecimento técnico.

Atletas da SkyRadical saltando na modalidade Freestyle
Freestyle na SkyRadical
 FORMAÇÃO EM QUEDA LIVRE (FQL)

Modalidade mais praticada no paraquedismo, a Formação em Queda Livre requer de mais de um atleta. A modalidade é dívida em diferentes categorias, as equipes de 2-way e 4-way têm 35 segundos, já as equipes de 8-way e 36-way têm 50 segundos (o número representa a quantidade de pessoas que participa do salto).

 

Posts Relacionados

Deixar um comentário