Centro Nacional de Paraquedismo, Boituva - São Paulo
(11) 98111-2233

Wingsuit

Wingsuit é um macacão com asas utilizado por paraquedistas para voos de alta performance. Os praticantes da modalidade são chamados de Wingsuit Pilot.

COMO FUNCIONA

O macacão aumenta o tempo de duração do salto drasticamente. Enquanto a queda livre de um salto normalmente tem a duração de 50 segundos, um salto com o macacão wingsuit pode durar mais de 3 minutos, dependendo do tipo de asa utilizada. Porém com o aumento da área exposta ao vento, aumenta também dificuldade do paraquedista em controlar o seu corpo.
Existem basicamente duas modalidades de competições com esse macacão. A Acro, onde dois paraquedistas executam movimentos e posições predeterminadas, e a de Performance, onde são executados saltos para determinar quem consegue alcançar a maior velocidade horizontal, o maior tempo de voo e a maior distância percorrida. Para se tornar praticante dessa modalidade é necessário ser um paraquedista formado e ter no mínimo 200 saltos já realizados.

Instagram: Wingsuit Performance School
JOSÉ LUIZ PINGA

José Luiz é paraquedista desde 2010, instrutor de paraquedismo e wingsuit, representante da marca Squirrel de wingsuits no mundo. Ele deseja em conjunto com a SkyRadical realizar sonhos de voar, estimulando sempre a prática de voo da modalidade. José, também conhecido como Zé Pinga, acredita que o futuro da modalidade será wingsuits tão avançadas, que permitirão as pessoas utilizarem correntes térmicas da atmosfera, então planando e voando com os pássaros. Pinga também tem como projeto pessoal participar do Campeonato Mundial, que será realizado na Rússia no próximo ano.

FUTURO

O próximo passo na evolução do macacão é o desenvolvimento de modelos capazes de pousar sem o auxílio de paraquedas. Testes já vem sendo realizados por entusiastas do projeto, como o americano JebCorliss e o brasileiro Luigi Cani. Em 23 de maio de 2012, o britânico Gary Connery conseguiu realizar pela primeira vez um salto sem paraquedas, usando uma wingsuit especialmente projetada e aterrissando sobre uma pilha de caixas de papelão que amorteceram o impacto

Posts Relacionados

Deixar um comentário