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Saltos HALO (High Altitude Low Opening)

Imagine o amigo paraquedista e leitor, saltar à noite, saindo da aeronave a 33 mil pés, numa temperatura ambiente de -50 graus Celsius, carregando entre 40 e 60 Kg de equipamento e armamento, executar uma queda livre controlada de quase dois minutos, comandando o paraquedas a 3 mil pés, pousando…

Lucro vs Segurança

Qual o objetivo primordial de uma organização comercial? Qualquer um responderia que é o lucro, afinal ninguém trabalha de graça. A ICAO (International Civil Aviation Organization) utiliza o conceito de SMS (Safety Management System – Sistema de Gerenciamento de Segurança) para falar sobre custo e segurança de operações. Vejamos este…

Os Padrões de Pensamentos Perigosos

Todos nós sabemos que o paraquedismo é um esporte de risco, e que uma decisão ou ação incorreta pode ser fatal. Nem sempre podemos antever que nosso processo de julgamento foi falho, mesmo porque podemos ter apenas alguns segundos para decidir entre uma manobra bem executada e um acidente. O…

Perigos na Operação de Paraquedismo

Há uma tendência natural em descrever os perigos como uma de suas conseqüências. Isso oculta a natureza dos perigos e interfere na identificação de outras conseqüências importantes. Contudo, quando os perigos são bem identificados, é possível inferir suas fontes, os mecanismos que os geraram e a magnitude de suas conseqüências….

Evolução do Conceito de Segurança em Operações Aeroportuárias

Antes de mais nada, defina o que significa segurança em operações de paraquedismo para você. Segurança é zero acidentes? Ausência total de perigos e riscos? Cumprir regulamentos? Atualmente a ICAO (International Civil Aviation Organization) define segurança como: “Safety. The state in which the possibility of harm to persons or of…

Gestão de Informação de Segurança em Aeroportos

Um tópico importante quando falamos de gerir segurança no segmento aeronáutico é a forma como a organização distribui informações, fomentando conhecimento entre os agentes envolvidos na operação. A ICAO (Internacional Civil Aviation Organization), agência da ONU responsável por gerir a aviação civil a nível mundial, em seu Doc. 9859 propõe…

Segurança Operacional

Falemos de segurança hoje, um tema considerado tabu no paraquedismo. Dificilmente chega-se em consensos quando se fala sobre segurança nas operações das áreas brasileiras. Mais controverso ainda por ser tamanha a riqueza de estudos na área de aviação civil sobre o assunto, mas pouco é aplicado no nosso esporte aeronáutico….

O Processo de Julgamento

Erros humanos são a principal causa de acidentes aeronáuticos no mundo todo. Estima-se que ao longo dos últimos 20 anos, houve aumento de 20% para 80% do erro humano como causa imediata em acidentes e incidentes em indústrias de sistemas complexos de alta tecnologia. Em qualquer área onde tecnologia interage…

O Modelo Shell na Aviação

É muito comum ouvirmos que a causa de um acidente foi o fator humano, especialmente na área da aviação. Enquanto James T. Reason propôs em 1.990 o modelo da Trajetória de Condições Latentes para explicar a dinâmica organizacional dos acidentes (Anexo 19 da ICAO – International Civil Aviation Organization); Edwards…